Monday, May 18, 2009

que tal um cafezinho?

Dentre as várias histórias da origem do café, a mais popular é a de Khaldi, pastor etíope da antiga Abissínia dos anos 600-800 desta nossa era, que ao observar suas cabras mais ativas ao comerem umas frutinhas vermelhas, resolveu experimentá-las ele mesmo, e sentiu-se revigorado. Planta originária da região conhecida como Arábia, península situada entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho, o cafeeiro tinha seus frutos consumidos quase que exclusivamente pelas tribos nômades. Os beduínos esmagavam os frutos maduros e os misturavam com gordura animal, armazenando essa pasta em bolsas de couro para consumirem durante suas viagens, e eventualmente bebiam o líquido obtido da infusão dessa pasta em água fria.

No século X os Árabes descobriram o sabor da bebida preparada com água quente, que denominaram "GAHWA" (literalmente significa: aquele que impede o sono). Já no século XIII surgiram nos países árabes as primeiras casas especializadas em servir café, e logo se tornou conhecido como o "vinho árabe" pelos mulçumanos, que proibidos de consumir álcool, usavam o café como estimulante, consumido-o nas mesquitas, até mesmo durante as orações.

O café foi primeiramente cultivado no Yemen na África entre os anos 1250 e 1600. Os árabes, cientes do potencial econômico do café, mantiveram total monopólio, pois exportavam apenas grãos torrados, enquanto não permitiam a saída das plantas e frutos "in natura" de seu território.

A primeira cafeteria que se tem noticia surgiu em Constantinopla (Istambul) em 1475, dois anos após ser introduzido na Turquia pelos Otomanos. O café ficou conhecido na Europa somente no século XVII, através de viajantes que visitaram cidades do oriente próximo e muito provavelmente tiveram contato com o café nas cafeterias onde eram negociados diversos produtos e nas ruas onde eram vendidos pelos camelôs. Foram os venezianos que primeiro trouxeram grandes quantidades de café para a Europa, sendo que no início do século XVII, em 1.615, mercadores venezianos embarcaram na Turquia, aquele que seria o primeiro carregamento de café para a Europa. Os britânicos, apesar de famosos por apreciarem o chá, foram os primeiros a abraçar o comércio de café na Europa...

Bem, mas o mais interessante que fiquei sabendo ao visitar o JArdim Botânico de Dublin, foi a informação de que uma árvore de café produz meio quilo de café torrado... Um absurdo, não? Acho que preciso diminuir meu cafezinho...

No comments: